PROJETO: Dia do Índio
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O Eu, o Outro e Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas.
OBJETIVOS: Formular e responder perguntas sobre a história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos; Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação; compartilhar objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos; respeitar regras básicas de convívio social e interações nas brincadeiras ; utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, músicas e melodias; desenvolver a coordenação motora fina (colar de macarrão) e ampla (brincadeiras dirigidas).
PLANEJAMENTO
HORA DO CONTO: O Indiozinho e o Rio Voador
• Ver vídeo com a história
ATIVIDADE: TODAS AS TURMAS
• Confeccionar juntamente com os pais um instrumento musical usado pelos índios usando sucata.
Ver alguns exemplos abaixo:
ATIVIDADE MATERNAL I E MATERNAL II:
• As crianças confeccionarão um colar indígena usando macarrão colorido e fios de lã. Elas treinarão as habilidades para colocar o fio de lã dentro do macarrão.
ATIVIDADE BERÇÁRIO I E BERÇÁRIO II:
• Confeccionar uma tenda de papel em dobradura e depois enfeitar usando cola gliter.
MÚSICA E MOVIMENTO:
• As crianças brincarão com os instrumentos musicais feitos de sucata que confeccionaram juntamente com os pais em casa.
• Ensinar a música dos “Dez indiozinhos”, contando nos dedos (MI e MII). Para as turmas de BI e BII, incentivar os bebês a imitarem os gestos.
Um dois três indiozinhos
Quatro cinco seis indiozinhos
Sete oito nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Vinham navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase quase virou
Nenhum comentário:
Postar um comentário